Guia de Palmeiras

Previsão do tempo

Curta-metragem “Afogados”, selecionado no V Revelando os Brasis

 

Palmeiras, cidade de pouco mais de oito mil habitantes localizada na região baiana da Chapada Diamantina, tem sua formação histórico-cultural e ocupação diretamente ligadas à exploração de diamante, iniciada na década de 1850. Por conta do garimpo, a população do município possui hábitos que remetem aos costumes dos garimpeiros.

Dentro da gama de influências originadas dessa atividade, o consumo de cachaça e outras bebidas alcoólicas tanto para amenizar as dificuldades do trabalho do garimpo, como para comemorar o “bamburro”, oferece um panorama interessante. Com o fechamento do garimpo em 1995, muitos garimpeiros e suas famílias ficaram sem perspectiva profissional, uma vez que a exploração mineral era a base do sustento familiar. Sendo assim, o que era um costume ficou evidente como problema social.

   O documentário de curta-metragem “Afogados”, em fase de pré-produção, começou como um esboço inscrito por Ana Paula Rocha no V Revelando os Brasis, concurso voltado para a seleção de histórias de indivíduos residentes em municípios com no máximo vinte mil habitantes. “Sabia de duas pessoas residentes no Capão, distrito de Palmeiras, que haviam participado do Revelando. Me incomodou o fato das selecionadas serem naturais de outros municípios. Pensei em algum tema que estivesse fortemente presente entre a população e que, antes de qualquer outra coisa, me desse a chance de contar histórias”, diz ela. Após a escolha dentre outras 950 histórias, Ana Paula e mais dezenove selecionados de diferentes estados brasileiros passaram duas semanas no Rio de Janeiro tendo aulas de produção audiovisual. Todos os gastos são pagos pelo projeto. Na volta às suas cidades deveriam mobilizar os moradores, fazer pesquisa e só então gravar.

   Organizado pelo Instituto Marlin Azul e parceiros, o Revelando os Brasis já produziu mais de cento e cinquenta filmes com quinze minutos de duração e vem viabilizando a produção audiovisual por todo o país, trazendo à tona nomes como o do paraibano André da Costa Pinto.

Morro Branco

Enquete

O que você achou do novo site?
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
Total Votos:
Primeiro Voto:
Ultimo Voto: