Guia de Palmeiras

Previsão do tempo

Reflorestamento do Rio Preto

No dia 09 de Agosto de 2014 foi realizada a 3ª etapa da Reconstrução Ciliar das Margens do Rio Preto.

Na ocasião foram plantadas aproximadamente 1.720 mudas segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com participação de alunos do IFBA, integrantes do ICMBIO, AVC-VC, ECO-IDEIAS, INSTITUTO RIACHINHO e alguns moradores do povoado do Matão.

 

O projeto é uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente / Eco Service/Coelba e Prefeitura Municipal de Palmeiras

Já são 5.000 mudas plantadas, restando ainda 3 etapas do projeto que pretende alcançar uma área de 06 hectares. O monitoramento será feito por 4 pessoas durante 06 meses e 02 durante 01 ano.

 

 

 

Desde já as pessoas envolvidas pedem a colaboração da comunidade pois muitos estão cortando os arames e colocando animais nas áreas de plantio sendo já constatado a destruição de diversas mudas.

 

VEJA FOTOS

 

Contrução do PME

No dia 01 de agosto de 2014, realizou-se na Escola Manoel Afonso, a primeira Assembléia para construção do Plano Municipal de Educação - PME - de Palmeiras

 

O evento envolveu a comunidade escolar e contou com a participação de representantes dos poderes, executivo e legislativo, representantes de pais, dentre outros segmentos.

 

O objetivo foi promover a discussão e participação de todos no processo de elaboração do plano, tendo em vista a sua relevância para o avanço da educação municipal.

 

VEJA FOTOS

Curta-metragem “Afogados”, selecionado no V Revelando os Brasis

 

Palmeiras, cidade de pouco mais de oito mil habitantes localizada na região baiana da Chapada Diamantina, tem sua formação histórico-cultural e ocupação diretamente ligadas à exploração de diamante, iniciada na década de 1850. Por conta do garimpo, a população do município possui hábitos que remetem aos costumes dos garimpeiros.

Dentro da gama de influências originadas dessa atividade, o consumo de cachaça e outras bebidas alcoólicas tanto para amenizar as dificuldades do trabalho do garimpo, como para comemorar o “bamburro”, oferece um panorama interessante. Com o fechamento do garimpo em 1995, muitos garimpeiros e suas famílias ficaram sem perspectiva profissional, uma vez que a exploração mineral era a base do sustento familiar. Sendo assim, o que era um costume ficou evidente como problema social.

   O documentário de curta-metragem “Afogados”, em fase de pré-produção, começou como um esboço inscrito por Ana Paula Rocha no V Revelando os Brasis, concurso voltado para a seleção de histórias de indivíduos residentes em municípios com no máximo vinte mil habitantes. “Sabia de duas pessoas residentes no Capão, distrito de Palmeiras, que haviam participado do Revelando. Me incomodou o fato das selecionadas serem naturais de outros municípios. Pensei em algum tema que estivesse fortemente presente entre a população e que, antes de qualquer outra coisa, me desse a chance de contar histórias”, diz ela. Após a escolha dentre outras 950 histórias, Ana Paula e mais dezenove selecionados de diferentes estados brasileiros passaram duas semanas no Rio de Janeiro tendo aulas de produção audiovisual. Todos os gastos são pagos pelo projeto. Na volta às suas cidades deveriam mobilizar os moradores, fazer pesquisa e só então gravar.

   Organizado pelo Instituto Marlin Azul e parceiros, o Revelando os Brasis já produziu mais de cento e cinquenta filmes com quinze minutos de duração e vem viabilizando a produção audiovisual por todo o país, trazendo à tona nomes como o do paraibano André da Costa Pinto.

Dia Internacional da Mulher

 

Ainda em clima de Carnaval o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com muita animação. Mulheres de todas as idades se reuniram na Praça Souto Soares em frente a Lanchonete Paladar, e em seguida saíram às ruas cantando e dançando para comemorar essa data tão importante para todas as mulheres.

 

CONFIRA VIDEO

Carnaval de Palmeiras 2014

 

O Carnaval de Palmeiras 2014 com 88 anos de tradição é aberto Oficialmente. Com o tradicional cortejo direcionado pela Filarmônica Stª Cécilia percorrendo algumas ruas da cidade, chegando à praça Dr° José Gonçalves, onde acontece a coroação da Rainha e o Prefeito entrega a chave da cidade ao Rei Momo.

 

Logo após se apresentaram a Banda Made In Bahia e George e Banda que agitaram a 1ª noite.

 

 

VEJA FOTOS

Morro Branco

Enquete

O que você achou do novo site?
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
Total Votos:
Primeiro Voto:
Ultimo Voto: